Quer divulgar-se sem dinheiro?

coelho computador

 

Se você é um profissional independente, ou está tentado a seguir este caminho, deve entender uma coisa: não é necessário gastar dinheiro para você se divulgar! E mais: você pode alavancar um serviço, uma vivência, um workshop e seu nome profissional em pouquíssimo tempo. Molezinha? Pois é, como dizia minha avó Iracema, “quando a esmola é muita, o santo desconfia…”.

Gastar dinheiro, quase nada… mas trabalhar, ah… isso você vai! O que você acha que estou fazendo agora, sentado de camiseta, num baita calor de São Paulo, quase dez horas da noite? Escrevendo este post, hora bolas! Mas tenho um bom motivo: quero motivá-lo, incentivá-lo a seguir este caminho, e dizer: dá certo! E é um barato, desde que você se coloque a se comunicar… vá se destravando, desbloqueando, mostrando a sua belezura para o mundo. Pois você tem muita coisa boa, e o universo está cheio de consumidores querendo você! E se você acha que é difícil e cansativo, se engana. Me divirto muito, escolho meus horários de trabalho, paro quando quero, tiro dias ou semanas de férias quando quero, viajo trabalhando (e me divertindo!)… Amanhã, por exemplo, logo cedinho, estarei no parque do Ibirapuera, andando, pensando em meus projetos, curtindo o dia lindo que certamente fará! 

Bem, mas vamos ao que interessa: marketing em mídia social dá certo! Faça seu blog. Use o Facebook para divulgar-se (e pare de escrever abobrinha e perder tempo curtindo besteira… você verá que o tempo é o bem único e mais precioso que você dispõem, e através do bom uso deste tempo, muitos clientes se conectarão com você!) Veja o que diz o “Manual de Marketing em Mídias Sociais”, de Darren Barefoot e Julie Szabo:

” Estabelecer e executar marketing em mídia social pode ser significativamente mais barato do que comprar anúncios, relações públicas tradicionais e grandes feiras de negócios. Entretanto, se tempo é dinheiro, então o marketing em mídia social vai lhe custar. Tempo é uma mercadoria que nenhum de nós parece ter em quantidade suficiente, e campanhas de marketing em mídia social não se executam por si mesmas. Para que o marketing em mídia social gere algum retorno você terá que participar ativamente. Você precisará monitorar a web diariamente à procura de referências à sua marca. Você precisará dedicar tempo comentando em blogs relacionados. E você precisará contatar formadores de opinião na base de um para um.”

E eu acrescento: você terá que responder com amor e dedicação cada comentário que houver no Face, blogs ou emails. Não despreze nada nem ninguém. Para nós, profissionais independentes, não existe “mundo virtual”. Não sei se você vai entender, companheiro, mas o mundo virtual é energia. Se você se abrir para a energia dos milhares de potenciais clientes que existem online, de braços abertos para atendê-los, muitos destes se tornaram “íntimos” de você. E o retorno é fato. Você aprenderá a exercer o seu charme pela rede, e se o seu objetivo é também atender pessoalmente, conhecerá também muitas pessoas bacanas, “ao vivo”.

Então, o que está esperando? Mãos à obra! Não está convencido? Ok, vou explicar, ou melhor, vou pedir o apoio do Chris (Chris Guillebeau – A arte da não conformidade), que vai lhe dizer por que a mídia social funciona para divulgar seu babado: “A ajuda mais básica que um seguidor pode oferecer é trazer novos interessados à sua campanha. Os seguidores têm os próprios círculos de influência e podem divulgar a mensagem aos amigos e conhecidos com muito mais eficácia do que você conseguiria sozinho. Quando eles endossam você ou seu trabalho, os amigos e seguidores deles prestarão atenção. “

Acho que é isso, companheiro! Fico por aqui, hoje! Se você não estiver convencido a se infiltrar no mundo virtual para se divulgar, espere aí! Não vou desistir! Como diz o profético exterminador, I will be back!!!

 

Dúvidas? Perguntas? Deseja saber sobre consultas? Ou quer bater um papo? Preencha o formulário abaixo, que logo entrarei em contato, ok? Grande abraço!

 

Anúncios

2 Respostas para “Quer divulgar-se sem dinheiro?

  1. voce tem falado o q estou precisando ouvir! muito legal!
    como voce diz,”a coisa” funciona mesmo me aguarde…
    mais sucesso! abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s